A Medicina Tradicional Chinesa ou MTC

A Medicina Tradicional Chinesa ou simplesmente MTC é o conhecimento médico desenvolvido na China há muitas centenas de anos. Este sistema foi desenvolvido através da observação da natureza e sua influência no ser humano. O entendimento desta racionalidade médica necessita de uma mudança de paradigma, este modelo oriental apresenta alguns pilares básicos que devem ser entendidos:

  1. Teoria do Yin Yang: Foi desenvolvida a partir da observação dos dias ( Yang) e noites  ( Yin). Existe uma relatividade nesta filosofia pois nada é absolutamente Yin ou Yang, ou seja, há necessidade de uma abordagem comparativa. Abaixo colocamos as comparações de Yin e Yang

 

YIN                                               YANG

Noite                                              Dia

Frio                                                Calor

Água                                               Fogo

Inverno                                         Verão

Inercia                                           Movimento

Feminino                                      Masculino

Vazio                                              Plenitude

Recolhimento                              Expansão

Profundo                                      Superficial

Órgãos                                           Vísceras

Emoção                                         Razão

 

Todas as nossas funções fisiológicas e psicológicas podem ser interpretadas segundo esta teoria. O equilíbrio dinâmico destas forças é fundamental para alcançar a saúde. Um excesso de Yin ou Yang leva ao adoecimento

 

  1. Teoria dos 5 Movimentos: aqui relaciona-se as estações do ano com os elementos da natureza, os pontos cardeais, nossos órgãos internos e emoções:

Screenshot_1

 

Screenshot_2

Segundo esta filosofia oriental o equilíbrio do Yin e Yang associado a harmonia dos 5 Movimentos é fundamental para nossa saúde física e mental

 

  1. Teoria do Qi e Xue: O Qi  ( energia vital) e o Xue ( sangue) devem estar íntegros e circulando de forma adequada nos condutos ou canais energéticos ( Jing Luo)

 

Para alcançarmos o equilíbrio do Yin-Yang, harmonia na função dos 5 Movimentos e uma adequada circulação do Qi ( energia vital) e Xue ( sangue) a moderna Medicina Tradicional Chinesa se dividiu em 5 principais especialidades:

 

  1. Medicina Interna Chinesa: nesta especialidade utiliza-se medicamentos naturais de origem mineral, animal e vegetal. Aqui está incluída a fitoterapia chinesa.
  2. Acupuntura: utiliza-se a inserção de agulhas e estimulo de calor nos pontos dos canais ( jing Luo) para promover o melhor fluxo de Qi e Xue ( energia e sangue)
  3. Dietoterapia chinesa: tratamento das disfunções e desequilíbrios através da alimentação
  4. Tui Na ou massoterapia chinesa: terapia manual através de massagens e manipulações
  5. Tai Chi Chuan e Qi Gong: exercícios energéticos e respiratórios para promover o fluxo do Qi e Xue nos canais energéticos ( Jing Luo)

 

Terminamos esta pequena introdução com a famosa frase atribuída ao Imperador Amarelo: “Esperar ficar doente para procurar o médico é como esperar ter sede para começar a cavar o poço”

Screenshot_3

 

Prof. Dr. Aderson Moreira da Rocha

Médico de família, reumatologista, especialista em acupuntura pela Associação Médica Brasileira e especialista em Ayurveda pelo Arya Vaidya Pharmacy e Associação Brasileira de Ayurveda. Mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ e presidente da Associação Brasileira de Ayurveda.