Na China existem tradições centenárias que ficam restritas as famílias, Isto ocorre nas Artes Marciais, ex: Tai Chi da familia Yang ou Tai Chi da família Chen. Fato que também ocorre na acupuntura: afirma-se que o estilo de acupuntura da famíla Tung é muito antigo sendo originário da dinastia Han (221 a.C. a 220 d.C.). Afirmação chinesa tradicional: “ Ensina-se para os de dentro, não se ensina para os de fora, ensina-se para os homens não se ensina para as mulheres”
Mestre Tung nasceu na província de Shangdong no norte da China em 1916. Quando a China foi dominada pelos comunistas ele mudou-se para Taiwan com o exército de Chang Kai-Shek e montou uma clínica em Taipei e entre 1953 e 1975 tratou mais de 40 mil pacientes. Os pontos de acupuntura Tung eram um tesouro familiar secreto que foi refinado através de muitas gerações de acupunturistas. Ele foi o primeiro a quebrar a tradição familiar e ensinar pessoas de fora. Ele instruiu gratuitamente 73 alunos entre eles o dr. Young Wei Chieh que foi nosso professor em 3 cursos de acupuntura ( 2 em Madrid e um em Israel)
O dr. Young Wei Chie nasceu em Shandong mas cresceu em Taiwan. Estudou Medicina Chinesa em Taiwan e tratou, durante sua formação, cerca de 60 mil pacientes pois organizava tratamentos gratuitos para os militares e estudantes de medicina. Além disto tem doutorado pela universidade de Beijing, China.
A acupuntura Tong é uma técnica terapêutica eficaz que aprofunda o conhecimento dos 14 meridianos. Os pontos Tung formam parte da Medicina Chinesa e é um método tradicional desenvolvido pela prática centenária de acupunturistas da família Tung. Não apresenta teorias complexas mas possui escolha objetiva de pontos com muita eficácia. O dr Young estudou os textos clássicos para apresentar uma melhor explicação a teoria da acupuntura Tung.
Esta tradição familiar apresenta 740 pontos. Porem em geral 30 pontos são suficientes para a prática clínica. Nos quadros dolorosos puncionamos pontos contralaterais. Isto foi descrito no Su Wen e no Lin Shu. Dr. Young afirma: “diferença entre o bom acupunturista e o fraco acupunturista está na escolha de poucos pontos e melhores pontos” e também: “nesta filosofia menos é mais e mais é menos”
A teoria de Dao Ma Zhen é puncionar em sucessão ou sequência: Usar uma sequência de 2 ( céu e terra) ou 3 ( céu, homem e terra) agulhas em um tratamento para enviar uma forte mensagem ao corpo ( cérebro). Usar estimulo simultâneo para promover o fluxo de Qi e Xue ( ex. 36 E e 10 IG). Na Acupuntura Tung o tratamento é realizado pelos semelhantes: pele trata pele, tendão trata tendão, músculo trata músculo e osso trata osso… Ditado chinês: “o segredo da fitoterapia está na dose porem o segredo da acupuntura está na profundidade da inserção da agulha”.
O texto clássico Ling Shu afirma que uma circulação completa no corpo de Qi e Xue leva 28 minutos e 48 segundos. Por isto as agulhas devem ser retidas por 30 minutos para alcançar esta circulação completa. O Mestre Tung utilizava um tempo de 45 minutos e estimulava os pontos a cada 15 minutos. Duração mínima de 30 e máxima de 45 minutos. Afirma-se que agulhamento superficial irá tratar área local, agulhamento com profundidade média trata a distancia e agulhamento profundo aborda mais distante. EX: ponto 36 do estomago superficial (céu) trata a perna, profundo médio (homem) trata digestão ( Aquecedor Médio) e mais profundo (terra) trata problemas respiratórios ( Aquecedor Superior) e mais profundo (2 Tsun) paralisia facial.
O mestre Tung utilizava sangrias para doenças crônicas pois muitas vezes relacionam-se a estagnação de Xue. Pode-se sangrar protusões dos vasos sanguíneos, áreas de pele azulada, pontos do tronco e cabeça, pontos da orelha, ou pontos das pernas como 40 E (doenças relacionadas a estase de Xue e fleuma).
As 12 áreas do corpo da Acupuntura Tong
11: 27 pontos dos dedos
22: 11 pontos da mão
33: 16 pontos do ante-braço
44: 7 pontos do braço
55: 4 pontos da planta do pé
66: 7 pontos do dorso e lado do pé
77: 28 pontos da perna
88: 32 pontos da coxa
99: 8 pontos da orelha
1010: 25 pontos da face e escalpe
DT 7 pontos dorsais
VT: 5 pontos ventrais (total de 177 pontos)
Qi Gong: Durante o agulhamento o paciente deve estar em silêncio e se concentrar na respiração. O acupunturista deve praticar respiração: inspira segura o ar, punciona e estimula, expira e relaxa. Nesta filosofia não é recomendado conversar com o paciente durante o agulhamento mas usar da intenção da mente do acupunturista. Fortemente recomendado a prática de Tai Chi e meditação para o acupunturista pois o profissional irá poder transmitir um Qi equilibrado e saudável para o seu paciente.
Dr Aderson Moreira da Rocha, médico de família, reumatologista, especialista em acupuntura pela Associação Médica Brasileira e especialista em Ayurveda pela Associação Brasileira de Ayurveda
https://acupunturatradicional.com.br/wp-content/uploads/2021/06/acupuntura-1.jpg9371569tomatohttps://acupunturatradicional.com.br/wp-content/uploads/2021/06/mtc-logo.pngtomato2023-11-01 15:24:262023-11-01 15:24:26Acupuntura do Mestre Tung e Qi Gong